Como fazer parte da comunidade escolar dos meus filhos
Construindo uma comunidade escolar sólida
Vinicius Ribeiro Artigos 1460 views 3 min. de leitura
O título exposto traduz um assunto de relevância e riqueza de elemento que incorporam a trajetória e a formação da família junto à comunidade escolar. O ponto de partida desse processo começa na conjuntura de uma família.
Na participação desse processo de ensino – aprendizagem (professor e aluno) é fundamental a presença da família na relação com a comunidade escolar, estreitando uma relação onde alunos, pais, professores e comunidade fortalecem princípios muitas vezes esquecidos em tempos atuais como: cooperação, voluntariado, doação, união, respeito, ética, etc.
A partir desta relação a quebra de paradigmas é evidenciada na construção de uma comunidade escolar sólida, com preocupação constante na qualidade de ensino que eu quero para os meus filhos. Uma escola que prepara os nossos filhos para o enfrentamento dos problemas cotidianos, para a formação do caráter e desenvolvimento do censo de humanismo.
Fazer parte da comunidade escolar é simplesmente construir uma família do ontem, do hoje e do amanhã. Nunca esquecendo de que “nós” pais, temos um papel muito importante nesse processo, tornando possível a participação em decisões importantes na gestão e nas estratégias institucionais.
Para refletir:
“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela
por José Hilário Schommer
>>Leia também o artigo Acessibilidade na comunidade sustentável e baixe o Infográfico "7 ações básicas para construir uma Comunidade Sustentável".