Frente Parlamentar Escoteira realiza reunião com o Secretário Estadual da Educação
O movimento escoteiro nas escolas são fundamentais
Vinicius Ribeiro Notícias 1279 views 3 min. de leitura
O Deputado Estadual Vinicius Ribeiro promoveu nesta segunda-feira, 12, uma reunião entre a Secretaria Estadual da Educação e os Escoteiros do Brasil - Rio Grande do Sul. Na pauta esteve o projeto de lei 155/2016, de autoria do Deputado, que inclui o Método Educativo do Movimento Escoteiro no Plano Estadual de Educação, além de um plano de ação a ser elaborado em conjunto com a Secretaria que permitirá a realização das atividades dos Grupos em parceria com as escolas e o incentivo ao escotismo na rede Estadual de ensino.
Uma das ações previstas é em colaboração com as escolas que já possuem o programa Escola Aberta para a Cidadania. Em todo o estado são mais de 90 escolas estaduais que realizam oficinas e projetos comunitários utilizando a estrutura das instituições de ensino nos finais de semana e com o envolvimento da comunidade escolar.
As ações em conjunto serão possíveis após a criação de um termo de cooperação entre a SEDUC e os Escoteiros do Brasil. "Esse documento será útil para que os escoteiros tenham o reconhecimento do poder público e possam ter um contato direto com os coordenadores regionais, professores, estudantes e toda a comunidade escolar", disse o Secretário Luís Antônio Alcoba, que também aproveitou a ocasião para relembrar seu tempo de escoteiro.
Segundo o Deputado Vinicius, "Na década de 1980 muitos Grupos Escoteiros surgiram nas escolas estaduais, e isso criou um vínculo com o poder público e a rede de ensino. Logo após a ONU e UNESCO reconheceram o escotismo como uma das principais atividades de educação não formal no mundo. E até os dias atuais o Movimento segue sendo um espaço do ensino da boa convivência, do patriotismo, de formação de liderança e de caráter para a juventude."
Presente no Rio Grande do Sul desde 1913, hoje são 12 mil escoteiros em atividade no estado, organizados em 196 Grupos, em mais de 80 municípios. No ano de 2016 houve crescimento de 12% no número total de escoteiros no estado comparado ao mesmo período do ano anterior.