O que eu jovem penso sobre a educação
O sistema brasileiro de educação é cheio de falhas.
Vinicius Ribeiro Artigos 2731 views 5 min. de leitura
Quando comentamos sobre os reais problemas do nosso país, uma das primeiras justificativas é a falta de investimento na educação.
Sabemos que o sistema deixa grandes falhas quando entra em pauta a educação, sendo um problema que vai desde a dificuldade na produção textual, operações básicas, conhecimento básico de química e física, entre outros.
Há muita dificuldade, principalmente, para o jovem da periferia, o qual muitas vezes não têm uma estrutura familiar, e acaba sendo mais uma vítima da sociedade. Sociedade aquela que quer mudança na educação, mas na maioria das vezes não dá oportunidade para jovens assim. No entanto, não se pode colocar a culpa apenas em autoridades.
Começamos outra reflexão. Os pais.
O problema também está presente nos genitores, os quais terceirizam diariamente a sua responsabilidade sobre os filhos.
Para que realmente aconteçam mudanças, devemos entender que a luta deve ser igualitária, todos fazendo sua parte. Inclusive no momento do voto, elegendo governantes que possam contribuir com o mesmo objetivo, e que não estejam apenas pensando em seus “interésses”, como dizia Leonel de Moura Brizola.
A população deveria entender que a boa educação, não apenas a formal, é essencial para sermos um país de primeiro mundo.
Não podemos fechar os olhos e apenas esperar para que tudo aconteça, temos que ser e querer a mudança!
Contribuiu com esse texto a acadêmica Thallya Onzi Scariot