Como o mercado de Serviço Público está sendo revolucionado
A Revolução da Gestão Pública
Vinicius Ribeiro Artigos 3196 views 3 min. de leitura
Embora as empresas de serviços públicos não enfrentem pressões competitivas semelhantes a outros segmentos, elas também precisam focar na satisfação do cliente e entregar serviços com qualidade cada vez melhor. Essas organizações enfrentam problemas e necessitam de soluções capazes de lidar com os desafios de uma infraestrutura antiga, de conformidade regulatória, de diminuição de custos.
O Estado é responsável pela prestação de diversos serviços demandados pela população são eles: educação, saúde, segurança, habitação, saneamento, esporte, lazer e assistência social. Para que os objetivos sejam alcançados, a administração precisa de planejamento e preocupação com o bom uso dos recursos públicos, atuando de forma eficiente, rápida e transparente.
Podemos definir modelo de gestão pública como a junção de métodos e práticas administrativas utilizadas pela administração para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos. No Brasil, os modelos de gestão públicas utilizados podem ser classificados em patrimonialista, burocrático e gerencial. Sendo que em relação ao último também pode ser utilizada a denominação nova gestão pública.
De um modo geral, as empresas do setor público, historicamente, são avessas ao risco e, portanto, mais lentas na adoção de novas tecnologias. Porém, algumas destas tendências tecnológicas incorporam comportamentos e mudanças importantes que impactam diretamente o segmento.
O setor público está investindo cada vez mais em novas tecnologias, tornando melhores e mais eficazes os processos de prestação de serviços à população. Ao considerar os sistemas tradicionais tem se observado a ausência de práticas de gestão de pessoas nos diferentes níveis do setor público. Desse modo, o grande desafio, é identificar o perfil das competências e transforma-las em resultados, fazer com que o profissional perceba a sua valorização em termos de reconhecimento e posteriormente, no desenvolvimento profissional.
A Gestão por Competência torna-se fundamental nas empresas e no serviço público, onde mudanças ocorrem constantemente e profissionais buscam conhecimentos, habilidades e experiências para se adaptar em um ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar metas e atingir uma forma de administrar e construir uma organização eficaz.
A Gestão por Competência requer inovações, tanto tecnológica como aperfeiçoamento pessoal. Um ambiente de trabalho bem organizado faz com que o funcionário sinta-se motivado, mostrando sua capacidade de desenvolver novas tarefas. O profissional que trabalha em equipe tem uma comunicação clara, evita o conflito e ainda respeita as diferenças individuais de cada membro dentro da organização. É fundamental também o profissional saber qual é a sua missão dentro da empresa, seus valores e quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar.
Com o aumento da competitividade no trabalho e o avanço da tecnologia, os funcionários devem cada vez mais buscar se atualizar e se aperfeiçoar, através de cursos, estágios e treinamento para alcançar seus objetivos. As organizações públicas enfrentam fortes mudanças para melhorar os serviços à sociedade.
A criação da carreira de especialista em gestão pública abre postos de trabalho em vários estados, ajuda no combate ao desperdício de dinheiro público e contribui para o desenvolvimento do Munícipio, do Estado e do País, afirma Vinicius Ribeiro.
Nós como Gestores Públicos devemos estar cientes das nossas responsabilidades junto a população, usando o dinheiro público de forma consciente e transparente, para que não falte à população, saúde, segurança e educação.
Vamos Juntos fazer diferente frente a Gestão Pública.
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