Projeto de Lei nº 137/2016
Inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Festa do Vinho Novo.
Vinicius Ribeiro Projetos e Leis 1518 views 3 min. de leitura
Acompanhe aqui em tempo real o andamento do Projeto
Justificativa do Projeto de Lei
Realizada a cada dois anos, normalmente na primeira quinzena de julho, a Festa do Vinho Novo promove e lembra a identidade da região de Forqueta, por meio de um costume cultural universal: a bênção do vinho novo. O evento conta com desfiles temáticos, exposições e culinária típica colonial para encantar quem visita a região, que foi colonizada por imigrantes italianos.
O hábito de abençoar o vinho fabricado com a uva da última safra tem sua origem na Europa e foi preservado pelos imigrantes que chegaram à região, como forma de recordar as raízes. A celebração em Forqueta foi instituída oficialmente em 2001, por iniciativa do padre Darci Bortolini. Como a maioria das famílias da região tem a vitivinicultura como atividade principal, ele propôs conceder a bênção tradicional a todos os produtores de uma só vez e, em seguida, realizar uma grande celebração (filó) para reunir os integrantes de todas as comunidades que compõem a região.
Conforme manifestação do Padre Darci Bortolini, idealizador da Festa, "A Festa do Vinho Novo é confraternização. É reviver os momentos bonitos da história das comunidades, é divulgar a cultura da localidade, é brindar com vinho o resultado do trabalho e o amor à terra. É preservar os valores culturais da região".
Nesse sentido, pela magnitude da Festa, bem como sua importância no cenário cultural da Região Metropolitana da Serra Gaúcha e de todo nosso Estado, nada mais justo que incluir este importante Evento no Calendário Oficial do Estado, sempre contando com a aprovação de meus nobres pares para tanto.